IGREJA SENHOR DOS PASSOS: HISTÓRIA DO TEMPLO
A Igreja Senhor dos Passos surgiu da iniciativa do coronel Felipe Ferreira de Cerqueira, que obteve uma permissão do Arcebispo de São Salvador da Bahia para construir, ao lado da sua residência, uma capela e um cemitério, cujo padroeiro seria Senhor dos Passos. Porém, ambos foram demolidos em 1919 para que fosse construída a atual sede da Prefeitura Municipal e o terreno foi permutado por uma área de terra que ficava do outro lado da praça.


As condições da Capela se deterioraram e um comitê, presidido por José Alves Boaventura, foi organizado com o objetivo de coletar recursos financeiros para a construção de um novo edifício. Este comitê também se encarregou da demolição das ruínas da antiga Capela, enquanto um projeto era desenvolvido pelo engenheiro Manoel Accioli Ferreira Silva. Quatro anos depois, uma missa foi realizada no local da nova igreja; contudo, a construção ficou mais de três anos paralisadas por causa de déficit financeiro. Apesar disso, a primeira Santa Missa foi celebrada no dia 18 de julho de 1928.
Em 1932, com as obras bastante adiantadas, foi celebrada uma segunda missa, com a intenção de incentivar o fervor dos fiéis. Em 1936 a igreja foi entregue ao público pelo Padre Amilcar Marques de Oliveira, mesmo sem conclusão, funcionanndo apenas a Catequese aos domingos e o Ofício da Paixão às sextas-feiras.
Em 1951 o Padre Aderbal Saback Miranda recomeçou as obras da igreja, construindo uma torre de 35 metros de altura com planta do Engenheiro Agnelo Frutuoso de Araujo, porem interrompida para que o Padre Aderbal se dedicasse à fundação do Bispado em nossa cidade. No total, a igreja passou cerca de 53 anos em obras.
Em 17 de maio de 1964, a Igreja Senhor dos Passos foi elevada à condição de Paróquia, por autorização do então Bispo Dom Jackson Berenguer Prado, primeiro Bispo de Feira de Santana, sendo nomeado seu primeiro pároco, o Cônego Aderbal Saback Miranda. Com a morte do Padre Aderbal, a paróquia ficou assistida pelo Padre Otavio de Mesquita Paula Lima, que prosseguiu administrando todas as ações já implementadas, inclusive acompanhando o trabalho da grande comissão criada para a conclusão das obras da igreja.
No dia 7 de outubro de 1979, tomou posse como Pároco o Padre Ademar Melo Santos, (Frei Felix de Pacatuba). A paróquia viveu um período de CRESCIMENTO PASTORAL, graças ao espírito empreendedor e corajoso do Frei Felix, especialmente quando optou por acolher o Encontro de Casais com Cristo em 1983. Em 04/06/1990, faleceu o Frei Felix.


Novas obras foram feitas, mais recentemente, nos anos de 1991 e 2004; contudo, o templo foi temporariamente fechado em 2010, quando ficou constatado que problemas estruturais prejudicavam a segurança dos frequentadores. O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e a Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab) realizaram as reformas e a igreja foi enfim reinaugurada no dia 16 de julho de 2012.