top of page

PÁROCOS|REITORES

09.png

     Em 29 de janeiro de 2023, durante celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro, tomou posse como Pároco da Igreja Senhor dos Passos o Padre Júlio Cesar Santa Bárbara.

Começa um novo tempo na Paróquia, que foi denominado pelo Padre Júlio como “O novo de Deus”, conforme descreveu em seu pronunciamento durante a celebração de posse, onde ele já previa a elevação do templo à condição de Santuário, quando disse “Senhor dos Passos, a cidade te ama e acolhe”. 

     Após se inteirar de todas as pastorais e movimentos existentes na paróquia, iniciou seu trabalho com dinamismo e sabedoria, acontecendo logo em maio, o lançamento do Ano Jubilar, rumo aos 60 anos da Paróquia.

     Prosseguiu com as atividades existentes e instalou outras à exemplo do Seminário da Família, Jornada da Misericórdia, Show de encerramento da Festa do Senhor dos Passos, Espetáculo “Natal do Menino Deus”, Encontro de Fé para Casais e Missa votiva em honra a Santo Antônio, na segunda terça feira do mês, às 18h30, com a participação do Coral Santo Antônio.

     Promoveu a formação e ampliação do grupo de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e a investidura de 3 jovens cerimoniários.

     A elevação da Igreja à condição de Santuário aconteceu no dia 17 de maio de 2024, em solene celebração eucarística.  

     Dentre os desafios, encontra-se a restauração dos pináculos na estrutura externa do templo, cujo desgaste culminou com a queda de um deles, em janeiro de 2024, sendo necessária a interdição das laterais, estando no aguardo da obra por parte do Governo do Estado, por se tratar de imóvel tombado pelo IPAC.

08.png

      Em 6 de fevereiro de 2011 a paróquia Senhor dos Passos recebe o Monsenhor Luiz Rodrigues e inicia uma nova etapa da sua história. Espírito empreendedor e dinâmico realizou inúmeras ações sempre buscando a melhoria da qualidade do serviço para que a igreja acolha o povo de Deus com dignidade.

     Logo ao chegar, acompanhou a conclusão da restauração da parte externa da igreja, cuja obra foi financiada pelo governo do estado e providenciou, com recursos do dízimo, a reforma da casa paroquial, no primeiro andar, onde passou a residir, a construção de uma nova secretaria, a reforma da sacristia e sala de atendimento do pároco, a reconstrução de banheiros externos e a reforma das laterais da igreja.  Empreendeu a celebração do Jubileu de Ouro da Paróquia, em 2014,  lançando propostas que poderiam ser consideradas grandes desafios mas que foram executadas em tempo recorde, à exemplo da construção da casa paroquial, da reforma interna da igreja com a substituição do presbitério pela arquitetura original, aquisição de nova sonorização interna,  instalação dos painéis com registro histórico da igreja na lateral e a colocação dos quadros da Via Sacra.            Construiu uma Capela no Centro de Formação Ederval Falcão, cujas instalações fora cedida por comodato à Paróquia Senhor dos Passos, construiu um túmulo para o Frei Félix de Pacatuba, construiu uma casa para um morador da comunidade Dulce dos Pobres e reformou a casa de D. Clarice. Reformou as instalações existentes na então comunidade Sete de Setembro, que recebeu a denominação de Santa Dulce dos Pobres. Além da reforma da casa que é utilizada para as ações pastoral, instalou uma capela e providenciou a instituição da missa dominical, festa da padroeira, dentre outras, contribuindo para transformar a realidade daquela comunidade. Também implementou reforma na capela Nossa Senhora da Piedade e melhorias e novas atividades litúrgicas na igreja Nossa Senhora dos Remédios. A Festa do Senhor dos Passos ganhou um novo vigor com a instituição da procissão, que já faz parte do calendário, assim como a criação da Nossa Feira, evento que é realizado antes da Festa com o objetivo de angariar recursos para a mesma.  

     No final de 2022 Monsenhor Luiz Rodrigues solicitou ao Arcebispo Dom Zanoni que fosse transferido da Paróquia Senhor dos Passos, alegando a necessidade de uma vida mais tranquila, diante da idade. Assim, em janeiro de 2023 o seu pedido foi acatado, sendo transferido. Deixou um legado de 12 anos de muito trabalho e dedicação e continua sendo presença em todos os momentos fortes da paróquia, sempre que é convidado para celebrações e eventos que são realizados.  

07.png

Em 9 de Janeiro de 2005 toma Posse o Padre Miguel Amaral, em celebração presidida pelo Arcebispo Itamar Viana, na Capela Nossa Senhora da Piedade.

     Em maio, acontece a inauguração da reforma interna da Igreja Senhor dos Passos, que durou 455 dias. A celebração foi presidida por Dom Itamar Vian e concelebrada por dez padres da arquidiocese.  A reforma foi realizada através da Fundação Senhor dos Passos. Em 1º de junho de 2006, foi inaugurada a reforma da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, cujas obras foram realizadas também através da Fundação Senhor dos Passos. A igreja foi tombada pelo IPAC em 19/04/2006, sendo o primeiro templo a ser tombado em nossa cidade. Em julho de 2008, aconteceu uma reforma dos vitrais que compõem as 14 janelas da Matriz de Senhor dos Passos. Eles retratam os 12 apóstolos nas janelas laterais e no presbitério as figuras de Maria e José.  Foi um período em que as comunidades rurais assistidas pela Paróquia Senhor dos Passos ganhou um impulso grandioso em termos de evangelização e ação sob a coordenação do vigário Padre Rosivaldo Mota e membros da Pastoral Missionária. A paróquia assumia dez comunidades localizadas no distrito de Ipuaçu, até a criação da atual Paróquia. No final de 2009, foram identificados vários problemas estruturais na parte externa da igreja, tendo o pároco iniciado gestões junto ao governo do estado visando a sua restauração.  Em março de 2010 o templo foi interditado, passando as atividades para a Capela Nossa Senhora da Piedade. Em setembro o governo do estado autorizou a restauração da igreja, cujas obras aconteceram até o mês de dezembro, quando foi aberta na noite de Natal, mesmo estando por concluir os trabalhos. Em 19 de março de 2010 aconteceu a inauguração do Centro Comunitário Ederval Falcão, uma obra realizada pela Fundação Senhor dos Passos, cujos membros são paroquianos da Senhor dos Passos.

      Em dezembro de 2010 o Padre Miguel foi transferido para a Paróquia de São Gonçalo do Amarante, na vizinha cidade de São Gonçalo dos Campos, levando consigo a amizade de centenas de fiéis que o admirava pela sua forma serena de ser e pelo seu jeito humilde que a todos conquistava.

06.png

     Em 26 de janeiro de 2003 foi empossado pároco da Senhor dos Passos,  onde passou a desempenhar com vigor e ardor missionário a missão que lhe fora confiada. Apesar de jovem, Padre Pedro demonstrava uma riqueza de conhecimentos que o fazia admirável por todos os fiéis paroquianos.

     Deu continuidade aos trabalhos pastoral e iniciou uma reforma na parte interna da igreja, através da Fundação Senhor dos Passos. Em 2013 a paróquia adquiriu o imóvel onde hoje se encontra o Centro de Evangelização Integrada na praça da Kalilândia. Também neste ano foi iniciada a Escola da Fé, com o objetivo de oferecer curso básico de Formação Cristã principalmente aos coordenadores e agentes de Pastoral. Em 2004 foi iniciada a Missão Urbana, sob a coordenação do vigário Padre Rosivaldo Mota e Assessoria da irmã Dalvaci, cujo trabalho de evangelização envolveu cerca de 1.500 famílias dos bairros situados na área geográfica da Paróquia. Em dezembro, aconteceu a missa de encerramento do primeiro ano desse trabalho, na praça da Kalilândia, congregando centenas de pessoas paroquianos da Senhor dos Passos e inúmeras famílias, muitas delas reconquistadas para a igreja pela fé revigorada. 

     Em dezembro de 2004 Padre Pedro foi transferido da nossa Paróquia para a Catedral de Santana, deixando o legado de uma experiência proveitosa, um aprendizado grandioso para os paroquianos e uma etapa de crescimento na fé para todos que com ele tiveram o privilégio da convivência.

05.png

     Em Setembro de 1996, toma Posse como pároco o Monsenhor Francisco Dalto, passando o rebanho a ser conduzido com a nova característica de um sacerdote marcado pela simplicidade, sabedoria e oração. Era comum encontrá-lo de joelhos orando em frente ao sacrário a qualquer hora do dia.

     Monsenhor Dalto instituiu a adoração ao Santíssimo Sacramento pelas famílias, toda primeira quinta-feira do mês, à noite, até hoje mantida. Foi o criador da Festa do Senhor dos Passos a qual ele fazia questão de acompanhar desde a preparação, sempre procurando colocar em primeiro lugar a evangelização e a oração. A título de memória, é válido destacar que em Julho de 2000 aconteceu o lançamento da pedra fundamental das obras onde seria o Centro Social e Comunitário Senhor dos Passos, no terreno que foi doado à Fundação Senhor dos Passos pela família Fróes da Motta, no bairro Baraúnas. As obras foram implementadas por um grupo de casais da Paróquia, com a proposta de ser construída uma casa para idoso, um sonho de Monsenhor Francisco Dalto. Após a sua conclusão, porém, considerando as dificuldades encontradas para a sua manutenção, o imóvel foi cedido ao IHEF, que assume o funcionamento da casa do Idoso Isa e Almerinda, acolhendo pessoas da terceira idade. Também vale ressaltar que, em 16 de março de 2002, Feira de Santana passou à condição de Arquidiocese, acontecendo o ato solene de instalação e posse de Dom Itamar Vian como seu primeiro Arcebispo Metropolitano. A Paróquia Senhor dos Passos participou ativamente dos trabalhos visando a realização desse evento.

     No final de 2002, já com a saúde muito abalada, Monsenhor Dalto foi transferido para sua terra natal, Coração de Maria, onde veio a falecer em 7 de julho de 2003.  Padre bom, acolhedor, amado, deixou a lacuna do seu pastoreio marcada sobretudo pelo silêncio da oração.

04.png

     Em 12 de agosto de 1990, durante a celebração das 19 horas de domingo, Dom Silvério Albuquerque apresentou Monsenhor Edson, o novo pároco da Igreja Senhor dos Passos.  Iniciava-se uma nova etapa na vida da Paróquia, com a implantação do primeiro Conselho Econômico e de várias pastorais e serviços dentre elas os segmentos da Pastoral da Juventude: Escalada, Alvorada, Despertar, Caminhada e Redescoberta.  O encontro de casais com Cristo continuou a ser realizado a cada ano e o resultado era visível com o compromisso assumido pelos casais nas várias atividades, serviços e pastorais, promovendo eventos que até então eram desconhecidos em toda a diocese como a Confraternização Pascal, o Forró do Periquito, a Feira da Paróquia, no sentido de confraternização das famílias e com o objetivo de congregar recursos para as obras sociais da Paróquia.

     Monsenhor Edson soube cativar com a sua forma serena de observar tudo o que foi encontrado e estimular tudo que estava em conformidade com seus propósitos.  Em 1992, realizou as Santas Missões em nossa Paróquia com a participação maciça dos fiéis, cujo encerramento aconteceu no estádio Jóia da Princesa, com celebração eucarística presidida pelo Bispo Dom Silvério Albuquerque. Também instituiu a Missa da Misericórdia, às quintas-feiras meio-dia, com exposição e bênção do Santíssimo Sacramento, sendo um dos momentos fortes de oração e fé que até hoje acontece na paróquia.

     Nomeado Bispo de Eunápolis, em Setembro de 1996, Monsenhor Edson deixa a paróquia Senhor dos Passos e leva consigo a amizade de centenas de amigos ex- paroquianos, com muitos dos quais até hoje ainda se corresponde.

03.png

     De inteligência privilegiada e com uma trajetória rica pelo seu dinamismo, se destacou em todos os lugares onde atuou seja como sacerdote ou como administrador. Em 1979 foi nomeado Vigário da Paróquia de Senhor dos Passos, onde concluiu a construção do templo reinaugurado em dezembro do mesmo ano. Em 1982, implantou o movimento do Encontro de Casais com Cristo dando um novo impulso à paróquia, com o engajamento de números casais, iniciando-se a instalação de várias pastorais.

     Frei Félix conseguiu conquistar o carinho de todos, não só dos fiéis paroquianos mas, também, dos professores, dos jovens e do povo em geral, que costumava dizer que “ele tinha as palavras certas na hora em que se precisava ouvi-las”. Vítima de um infarto, faleceu na madrugada do dia 4 de junho de 1990, em sua residência, no bairro Santa Mônica. A morte de Frei Félix deixou consternada toda a comunidade de Feira de Santana e de um modo especial os paroquianos da Senhor dos Passos que lhe prestou várias homenagens póstumas nos eventos realizados pela paróquia.

02.png
01.png

     Um homem sábio chegou a ser Cônego honorário e Monsenhor Camareiro do Papa. Em janeiro de 1964, quando a Igreja Senhor dos Passos passou a ser Paróquia, foi nomeado seu primeiro pároco. Liderou campanhas para levantar a torre do Templo de Senhor dos Passos e todas as obras internas ali realizadas. Religioso por vocação, tinha bom gosto na organização dos atos litúrgicos e incentivava os corais sendo o mentor da criação das belíssimas músicas sacras que até hoje emolduram o novenário a Senhora Sant’Ana.

     Monsenhor Saback sonhava algo grande para a igreja católica desta terra onde viveu como pastor, professor e incansável propagador da fé e da nossa igreja, promovendo eventos indeléveis como o monumental Congresso Eucarístico - algo que jamais será repetido em grandeza - as imponentes procissões de Corpus Christi, Senhora Sant’Ana e mês de Maria, além dos inesquecíveis atos e procissões da Semana Santa.  Registra-se, ainda, a criação das trezenas de Santo Antônio realizadas na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios cuja memória chegou a ser resgatada em 2013, quando a Paróquia celebrou seu Jubileu de Ouro.

     Um homem de fé, que não media esforços em promover belíssimos atos com o objetivo de conduzir o povo de Feira de Santana à Igreja.

ARQUI.png
cnbb.png
SANTA SÉ.png
SOBRE NÓS

A Igreja Senhor dos Passos surgiu da iniciativa do coronel Felipe Ferreira de Cerqueira, que obteve uma permissão do Arcebispo de São Salvador da Bahia para construir, ao lado da sua residência, uma capela e um cemitério, cujo padroeiro seria Senhor dos Passos.

  • Youtube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
LOCALIZAÇÃO

(75) 3623-1347

(75) 99874-3626

 

Av. Sr. dos Passos, 1042 - Centro, Feira de Santana - BA, 44002-368

 

secretaria@paroquiasenhordospassos.com.br

logo.png
aRQUI fEIRA.png

© 2024 por Criatólico | Pascom Santuário Senhor dos Passos

bottom of page