top of page

COMO LIDAR COM O LUTO ?

  • Foto do escritor: Dom Itamar Vian
    Dom Itamar Vian
  • 16 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura
ree

A palavra luto (luctus) tem origem na língua latina e significa aflição, dor e angústia. A perda de pessoas que amamos é sempre um período de sofrimento e questionamentos chamado Luto. Nessas horas, não achamos palavras para traduzir o que estamos sentindo. É uma experiência muito dolorosa, pessoal e varia de pessoa para pessoa. Como lidar com a dor do luto?

 

QUANDO sofremos perdas de entes queridos, passamos por um período muito difícil que envolve questões emocionais e, em alguns casos, tem consequências físicas. É necessário, também, compreender que o luto não é um transtorno psicológico, mas um processo de aceitação e superação que tem seu tempo para ser vivido, antes da pessoa enlutada, recompor-se e retomar, novamente, suas atividades.

 

A DOR do luto é o preço que se paga por amar alguém. Entre outras manifestações, pode se expressar pela vontade de chorar, angústia, ansiedade e uma profunda tristeza acompanhada de desânimo. Com o passar do tempo, a pessoa consegue voltar a sua rotina, administrar a dor, falar com serenidade do ente querido, ir ao trabalho, sair com os amigos e participar de festas. Alguns, porém, mais do que outros, têm dificuldade em aceitar a perda de um ente querido.

 

QUANDO a depressão, o estresse e a insônia tomarem o controle da vida dessas pessoas, aconselha-se procurar ajuda de um psicólogo para que, no processo terapêutico, a dor emocional seja amenizada. Existem, também, grupos de apoio, principalmente, de familiares e amigos, que proporcionam alívio para a dor. Ninguém precisa sofrer sozinho!

 

SOMOS todos frágeis e não existe receita pronta para lidar com o luto. No entanto, algumas atitudes podem nos ajudar: Aceitar o abraço de pessoas amigas, chorar todas as vezes que sentimos vontade, evitar o isolamento e a solidão. Somente a solidariedade de pessoas amigas podem proporcionar forças para seguir em frente.  Quando partilhamos emoções, conseguimos aceitar e superar muitos sofrimentos. “Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram”, (Rm. 12,15), nos afirma São Paulo.

 

É TAMBÉM, muito importante saber que não foi Deus quem fez a morte. Se ela carrega consigo a dor da separação, a fé na vida eterna, mesmo não impedindo o sofrimento, permite que a esperança aponte para o que virá depois da existência terrena. A fé é capaz de transformar a escuridão do luto em luz, esperança e certeza. E Jesus nos assegura: “Eu sou a ressureição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá” (Jo. 11,25).

 
 
 

Comentários


ARQUI.png
cnbb.png
SANTA SÉ.png
SOBRE NÓS

A Igreja Senhor dos Passos surgiu da iniciativa do coronel Felipe Ferreira de Cerqueira, que obteve uma permissão do Arcebispo de São Salvador da Bahia para construir, ao lado da sua residência, uma capela e um cemitério, cujo padroeiro seria Senhor dos Passos.

  • Youtube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
LOCALIZAÇÃO

(75) 3623-1347

(75) 99874-3626

 

Av. Sr. dos Passos, 1042 - Centro, Feira de Santana - BA, 44002-368

 

secretaria@paroquiasenhordospassos.com.br

logo.png
aRQUI fEIRA.png

© 2024 por Criatólico | Pascom Santuário Senhor dos Passos

bottom of page