Peregrinos da Esperança: abertura do Ano Jubilar
- Santuário Senhor dos Passos

- 12 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de fev.

No domingo em que a Igreja celebrou a Festa da Sagrada Família, (29.12), foi a ocasião definida pelo Papa Francisco para a abertura do Jubileu 2025, com o tema “Peregrinos de Esperança”.
Em cada Igreja particular, em todo o mundo, os bispos reuniram o povo de Deus para uma caminhada em peregrinação até a Igreja Catedral.
Em nossa Arquidiocese, tivemos a alegria de participar da abertura do Ano Jubilar 2025 inspirados pela certeza de que “a esperança não decepciona” (Rm 5,5), somos chamados a redescobrir a centralidade da esperança cristã em nossa caminhada de fé (Bula do Papa Francisco, Spes non confundit).
A abertura teve início com uma concentração no Santuário Senhor dos Passos, que também é um SANTUARIO JUBILAR, seguida de uma peregrinação até a Catedral de Sant'Ana, nossa igreja matriz, com a Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Zanoni Demettino Castro e concelebrada por Dom Itamar Vian, bispo emérito, e outros sacerdotes de nossa arquidiocese.
Em sua homilia, Dom Zanoni reforçou a mensagem do Santo Padre, destacando o tema do Ano Jubilar, dizendo que precisamos ser profetas da esperança em meio às dificuldades, vivendo sempre com um olhar de amor e de misericórdia. Ele ressaltou que a Sagrada Família nos ensina que a esperança se alimenta da fé e se expressa na fidelidade a Deus. Assim como Maria e José confiaram nos planos de Deus, nós também devemos confiar, certos de que Ele caminha conosco, principalmente nos momentos de tribulação. E concluiu dizendo que o Jubileu é tempo de reconciliação, misericórdia, perdão e renovação e na condição de Arcebispo, convoca todos os fiéis, todas as comunidade, movimentos e pastorais a abraçarem esse chamado, deixando a motivação para a caminhada do perdão que acontecerá em 16 de março de 2025.
Marilene Carneiro Barreto
PASCOM paroquial

















Comentários